sábado, 15 de março de 2014

Resenha#4: O Oceano no Fim do Caminho















Livro: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 207
Nota: 5/5
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Sinopse:Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Rum! Quem esse Neil Gaiman pensa que é? Acha que pode simplesmente escrever a coisa mais incrível que já li na vida, me deixar com gosto de quero mais e não fazer uma continuação? Pode ir pegando papel e caneta e continuar essa sensacional história.

Sei que esse parágrafo acima é infantil e inútil, mas foi assim mesmo que me senti quando terminei de ler esse livro. Cara, foi uma das minhas melhores leituras da vida! A história te convida- não, te obriga- a voltar a sua infância e viver várias aventuras ao lado desse menino.

Esse livro é indicado para adultos, apesar de ser narrado por uma criança... na verdade por um adulto, que depois de encontrar a casa da sua amiga de infância e ter uma conversa um pouco estranha com a avó dela, se dirige aos fundos da casa, onde fica o pequeno Oceano de Lettie Hempstock, logo ao lado desse "lago" existe um banco antigo, lá sentado, começa a se lembrar da sua época de criança e de todas as coisas estranhas pelas quais passou junto com Lettie. A partir daí, a história é narrada pelo seu eu criança.

Todos os elementos de fantasia foram muito bem colocados e apresentados, gostei do jeito que foi narrado pela inocência do protagonista, sabe, tem umas partes do livro que a gente pensa "nossa, se ele fosse adulto, já teria feito algo a respeito", mas não adianta, depois de um tempo você também volta aos seus tempos de moleque e nem repara nessas partes.

Os personagens também são incríveis. O menino é com quem a gente mais se identifica, leitor voraz, inteligente, corajoso e ingênuo, para ele, subir em uma arvore e ficar lendo é o melhor jeito de fugir dos problemas e também para relaxar.

A irmã do menino é uma das quais a gente tem pouca afinidade, orgulhosa, metida e tola e a primeira a discordar de seu irmão.

Os pais do garoto são o exemplo de casal normal, trabalhadores, honestos e facilmente manipulados, principalmente o pai, fraco de mente.

Nem vou entrar muito em detalhes quanto a Ursula Monkton, seria um spoiler, só digo que ela dá medo.

Enfim, sei que não consegui passar nem metade do quão incrível esse livro é. Com uma ótima narrativa e escrita, esse livro entrou para os favoritos da vida, pretendo ler mais livros do Neil Gaiman, se tiverem alguma indicação, deixem nos comentários.

Até a próxima.

2 comentários:

Unknown disse...

"O Oceano no Fim do Caminho" é incrível, do jeitinho que você disse. Aquele final é muito lindo, não tem como não se apaixonar, sem contar que o livro tem cada frase marcante!! Te recomendo muito ler outros livros do Gaiman, "Coraline", "Sandman", "Deuses Americanos". Você vai amar!

www.bibliophiliarium.com

Unknown disse...

A-hã, o final é realmente inesperado e incrível. Tenho muitas marcações nesse livro, vou começar a adicioná-las às minhas resenhas...
Já li e ouvi comentários superpositivos sobre "Coraline", além de sua história, que parece ser intrigante e temerosa. Quanto aos outros livros, só tinha ouvido falar de "Deuses Americanos"; vou começar a pesquisar sobre "Sandman".

Obrigado pelas indicações
Abraços

Postar um comentário

  ©Barbaridade Literária - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo